A revista Journal of Teleological Science (JTS) opera sobre uma política de acesso aberto, o que significa que todo o seu conteúdo publicado está livremente disponível para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, sem custo. JTS fornece acesso aberto imediato a seu conteúdo, baseado no princípio de que tornar a pesquisa livremente disponível ao público é um verdadeiro apoio institucional para a troca de conhecimento.
Ao tornar seus artigos livremente disponíveis, JTS aumenta a exposição de novas pesquisas e amplia seu alcance além do que é possível com as revistas tradicionais baseadas em assinaturas. Esta política é baseada na crença de que proporcionar acesso aberto à pesquisa promove o intercâmbio de conhecimento e apoia a democratização do conhecimento. Como resultado, os artigos da revista são acessíveis não apenas a pesquisadores bem financiados, mas também a formuladores de políticas, ONGs, jornalistas, profissionais, estudantes e ao público em geral.
Além disso, ao contrário das revistas tradicionais, a JTS adota uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). CC BY-NC-ND é uma licença Creative Commons que significa "Attribution-NonCommercial-NoDerivatives", o que significa que a obra pode ser livremente compartilhada e usada, desde que seja dada a devida atribuição ao autor original, não seja usada para fins comerciais, e nenhuma alteração seja feita na obra original.
Os autores que publicam sua obra sob a licença CC BY-NC-ND Creative Commons retêm os direitos autorais de sua obra. A licença CC BY-NC-ND permite a distribuição e compartilhamento da obra, mas com certas restrições. Especificamente, os usuários são obrigados a dar a devida atribuição ao autor original, não podem usar a obra para fins comerciais, e não podem fazer quaisquer modificações ou derivações da obra original. Apesar destas restrições, o autor mantém a propriedade de sua obra e tem o direito de controlar como ela é utilizada. Ao publicar sob uma licença Creative Commons, os autores são capazes de tornar sua obra livremente disponível para um público mais amplo, mantendo o controle sobre a forma como ela é utilizada.
JTS adere assim à definição de Acesso Aberto proposta pelo DOAJ e pela Bethesda Declaration on Open Access Publishing.