Sobre a Revista

1. Objetivos e Escopo

Teleologia vem do grego τέλος, 'fim', 'objetivo', ou 'meta', e λόγος, 'razão', 'argumentação', 'explicação', sendo a ciência da finalidade ou razão de algo.

Journal of Teleological Science (JTS) é a morada acadêmica apropriada para publicar investigações interdisciplinares sobre estudos teleológicos em todas as áreas do pensamento e da ciência.  

Os principais objetivos da revista são:

  1. Promover e divulgar pesquisas e idéias inovadoras nos estudos teleológicos em ciências humanas e ciências sociais.
  2. Fomentar a colaboração interdisciplinar e o intercâmbio de conhecimentos entre diversas disciplinas dentro dos estudos teleológicos em ciências humanas e ciências sociais.
  3. Apoiar e orientar pesquisadores em início de carreira e acadêmicos emergentes no campo das ciências teleológicas.
  4. Oferecer um local para o exame crítico e discussão das tendências e debates atuais nos estudos teleológicos em ciências humanas e ciências sociais.
  5. Contribuir para o avanço do conhecimento e informar as políticas públicas e a tomada de decisões, oferecendo novas perspectivas e compreensão do mundo, da sociedade humana e da cultura através dos estudos e perspectivas teleológicos.

A revista convida a apresentação de estudos teleológicos que utilizem vários desenhos de pesquisa, tais como experimental, descritiva, análise inferencial, correlacional, observacional, pesquisa de ação e estudos de caso analisados com técnicas qualitativas, quantitativas ou mistas.

Os artigos não se limitam a qualquer método de pesquisa, metodologia ou estrutura teórica, mas devem ser baseados em análises rigorosas que apresentem novos conhecimentos sobre como as pessoas aprendem e/ou como o aprendizado pode ser apoiado e aprimorado. Os manuscritos devem descrever cuidadosamente os métodos utilizados e justificar sua adequação às questões de pesquisa que são colocadas no artigo.

A revista está empenhada em publicar artigos de pesquisa de alta qualidade, bem como revisões sistemáticas da literatura, que façam avançar o campo das humanidades e das ciências sociais.

JTS não aceita revisões não sistemáticas de literatura, discussões não sistemáticas, monografias de graduação ou pós-graduação, dissertações, propostas educacionais ou notas técnicas.

Todos os artigos podem ser vistos imediatamente após sua publicação. Como uma revista de acesso aberto, não há taxas ou assinaturas necessárias para acessar qualquer artigo publicado na JTS, conforme descrito em nossa Política de Acesso Aberto.

2. Frequência de publicação

JTS publica pesquisas e artigos acadêmicos no campo das ciências humanas e sociais desde o seu início. A partir de 2022, a revista será publicada de forma contínua.  Com este novo modelo de publicação, no qual um número por volume será publicado continuamente, JTS teve como objetivo assegurar que a revista se mantenha atualizada com os últimos desenvolvimentos na área e forneça a seus leitores as informações mais atuais e relevantes. Desta forma, JTS contribuirá cada vez mais para os autores que confiam à revista seus trabalhos acadêmicos e científicos. 

Com este novo modelo editorial, a revista JTS está preparada para continuar sendo uma valiosa fonte de conhecimento e pesquisa no campo das humanidades e ciências sociais.

3. Tempos estimados atualmente em nossa revista

Os prazos estimados para os trabalhos submetidos à JTS são os seguintes:

  • Recepção e rejeição de trabalhos: os trabalhos serão revisados para qualificação inicial dentro de aproximadamente 1 semana após a submissão.
  • Avaliação: se o trabalho for aprovado na revisão inicial, será então sujeito a outra avaliação, que pode levar aproximadamente 2-3 meses.
  • Publicação dos trabalhos aceitos: se o trabalho for aceito após a avaliação, poderá ser publicado dentro de aproximadamente 1-2 meses.

O esquema de publicação desta revista é contínuo, o que significa que os artigos serão publicados assim que estiverem prontos, e não em um número ou volume específico.

4. Preservação e identificação das informações

JTS utiliza os seguintes sistemas e protocolos: OAI-PMH, LOCKSS, e o repositório do CLOCKSS, protocolo de interoperabilidade: https://www.telosjournals.com.br/ojs/index.php/jts/oai

JTS utiliza os sistemas LOCKSS e CLOCKSS e o protocolo OAI-PMH para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite que elas criem arquivos permanentes para preservação e restauração. 

JTS é uma revista de acesso aberto com uma política de repositório que permite aos autores depositar versões de seu trabalho em um repositório institucional ou em outro de sua escolha. Os autores têm o direito de tornar seu artigo publicamente disponível de acordo com os termos da licença CC BY: CC BY-NC-ND.  Os autores que publicam sua obra sob a licença CC BY-NC-ND Creative Commons retêm os direitos autorais de sua obra. A licença CC BY-NC-ND permite a distribuição e o compartilhamento da obra, mas com certas restrições. Para mais informações sobre a licença Creative Commons, consulte nossa Política de Acesso Aberto.

5. Processo de Submissão de Artigos e Rejeição do Editor

Todas as apresentações devem ser feitas através da plataforma Open Journal Systems (OJS) da revista. As submissões recebidas via e-mail não serão aceitas.

A conformidade com o formato especificado e a utilização do modelo oficial é obrigatória. Artigos previamente rejeitados ou versões revisadas dos mesmos não serão considerados.

Durante a etapa inicial, o editor verificará se a submissão atende às condições exigidas e fará uma revisão preliminar da qualidade do artigo com relação ao estilo de redação, seções, formato de citação e outros aspectos relevantes. Modificações podem ser solicitadas ou, em alguns casos, a proposta pode ser rejeitada (rejeição da mesa).

O resultado desta etapa será comunicado ao autor que apresenta o trabalho. Se o trabalho for considerado como satisfazendo as condições iniciais, o processo de identificação de revisores adequados será iniciado.

6. Processo de revisão pelos pares

Nossa revista emprega uma estratégia de revisão cega por pares, onde dois revisores externos avaliam as submissões sem conhecer a identidade dos autores. Os revisores são selecionados de forma anônima para manter a objetividade. Para maiores informações, consulte a seção Processo de Revisão por Pares.

Os revisores fornecem um resumo dos motivos de sua avaliação, mas sua decisão não é exaustiva. A avaliação por pares é apenas um fator nesta decisão, e a publicação está condicionada a todas as observações e correções que forem feitas. A decisão final é tomada pelo Editor-chefe da revista e é definitiva.

7. Indexação

BASE - Bielefeld Academic Search Engine

Citefactor

Diadorim

Google Scholar

Index Copernicus

LatIndex Catalogo 2.0

Miguilim/IBICT

OASIS

WorldCat Digital Colection (OCLC)

Ebsco 


8. Apresentação de artigos

Se você quiser enviar um artigo, por favor, crie uma conta e siga as instruções na página de Envios.

9. Perguntas adicionais

Para perguntas adicionais, entre em contato com os editores e/ou editoras em [email protected]